fbpx

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

O Profissional em Enfermagem, no exercício de sua função, necessita ter criatividade, capacidade crítico-reflexiva, ser flexível, politicamente participativo, pesquisador-ativo, capaz de atuar em equipe, ter domínio de conhecimentos e habilidades para desenvolver atividades administrativas e assistenciais, tal postura implica uma práxis de reflexão e ação transformadora da realidade.

Concepções e valores de natureza humana, social e profissional, constituem referências básicas no delineamento do perfil do enfermeiro, resguardando, na formação do acadêmico requisitos necessários para o futuro exercício profissional.

É importante que o profissional participe das transformações do seu contexto social, interagindo no processo de valorização do ser humano pela atenção em saúde nas diferentes etapas do ciclo vital. Assim, são implementadas novas perpectivas assistenciais contempladas no cenário atual de vivências e transformação na proposta do curso de Graduação em ENFERMAGEM. Atuando nos diferentes cenários da prática profissional, o Enfermeiro ao identificar as necessidades individuais e coletivas da população intervém no processo saúde-doença efetivando a assistência em Enfermagem qualificada. Assim, desenvolvendo ações vivenciadas no cotidiano de trabalho, seja na área hospitalar, atenção básica à saúde com base nas diferentes tecnologias assistenciais.

Parte-se do principio que o graduado em Enfermagem pela FACESF, possa ter consciência da sua função como profissional da saúde, de quem se espera um trabalho ético, engajado e capaz de identificar fatores e causas, promovendo mudanças e melhorias na qualidade de vida da população em que está inserido, sendo capaz de atender as necessidades sociais da população, assegurando as 35 diretrizes constitucionais do Sistema Único de Saúde.

Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de ENFERMAGEM da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.

O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional de enfermeiro. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdos de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do enfermeiro com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.

Objetivo Geral 

O curso de graduação em Enfermagem da FACESF visa a preparar profissionais aptos para atuar na atual conjuntura sócio-político-cultural e no mercado de trabalho. Essa conjuntura requer profissionais criativos críticos e competentes na perspectiva da formação do capital intelectual, portanto capazes de redescobrir e criar caminhos na área da saúde que respondam as demandas e impostas pela sociedade globalizada. Os discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da FACESF deverão desenvolver a capacidade de aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a conhecer, garantindo a capacitação de profissionais com discernimento e autonomia para assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado ao indivíduo, às famílias e à comunidade.

O curso de Enfermagem da FACESF tem por objetivo geral formar profissionais de enfermagem com conhecimento científico e perícia técnica para cuidar do ser humano, em sua realidade de vida, aptos para interferir no processo saúde-doença em uma perspectiva integral e atenta às mudanças sociais e seus determinantes durante todo o ciclo evolutivo. 

MISSÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM

A FACESF, como centro de formação, tem como missão atingir padrões de excelência regional e nacional no ensino da saúde.

O Curso de ENFERMAGEM da FACESF, através de uma estrutura embasada em princípios contemporâneos, tem por missão gerar e difundir conhecimento de ENFERMAGEM e de saúde que contribua para o avanço científico da profissão, visando à melhoria da saúde da população. Formar ENFERMEIROS com elevada competência técnico-científica e política, valorizando a integralidade, a interdisciplinaridade, a liderança e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Também é missão do curso formar um profissional criativo e independente, capaz de ter uma visão crítica sobre as informações em saúde.

Para tanto, o programa do Curso de ENFERMAGEM se baseia em sólidos fundamentos acadêmicos, para formar profissionais capazes de gerir tanto os aspectos técnicos como práticos da atividade profissional da área de ENFERMAGEM.

Desta forma, a sólida formação técnica, oferecida pelo curso de enfermagem da FACESF, produz profissionais aptos para intervir, acadêmica e profissionalmente, em instituições públicas, privadas e outras organizações sociais buscando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

PROFª.  BRENA BELFORT LUSTOSA MARTINS

Coordenadora do Curso

Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Microbiologia Clínica pela Universidade de Pernambuco (UPE) e mestre em Biociências e Biotecnologia em Saúde pela Fiocruz/PE. Possui experiência em laboratório de análises clínicas, com ênfase em Microbiologia Clínica. Atualmente, atua como analista em saúde – biomédica no Laboratório de Saúde Pública da VII Gerência Regional de Saúde (GERES). É professora da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco, nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

NOME COMPLETOFORMAÇÃOTITULAÇÃO
Ana Rosa Brissant de Andrade LustosaFarmacêuticaDoutora
Anna Paula Rodrigues Madeiro e SilvaEnfermeira

Especialista

Brena Belfort Lustosa MartinsBiomédicaMestre
Deoclécio LustosaFarmacêuticoMestre
Diego DouradoBiólogoDoutor
Emmanuele AlvesEnfermeiraMestre
Fabrícia Freire Calaça de SáEnfermeiraEspecialista
Joana Darc LopesEnfermeiraEspecialista
José Ewerton Tenório da SilvaNutricionistaEspecialista
Josué Almeida da SilvaEnfermeiroEspecialista
Luana Kealy Pimentel de OliveiraBiólogaMestre
Marise Mariano Bezerra SáNutricionistaEspecialista
Marcos Silva dos SantosHistoriadorEspecialista
Natana Cardoso Cavalcante FerreiraEnfermeiraEspecialista
Odete Lara de Moraes GonçalvesBiólogaEspecialista
Suzivany Almeida dos SantosBiólogaMestre
Rayane Thaíssa Ribeiro AraújoEnfermeiraEspecialista
Tiago Filipe Freire BastosEnfermeiroEspecialista