FISIOTERAPIA
O curso foi concebido com a intenção de proporcionar ao egresso uma formação plural completa, tanto no aspecto técnico-cientifico quanto no humanístico, formando um profissional qualificado tecnicamente e contribuindo para um ser humano mais completo e ciente de suas responsabilidades em relação a sociedade.
A concepção do curso teve como princípios básicos, os seguintes direcionamentos:
- O compromisso da faculdade com os interesses coletivos, visando uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável;
- A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
- O entendimento do processo de ensino-aprendizagem como multidirecional e interativo;
- A importância do professor como elemento facilitador do processo ensino/aprendizagem e basilar na aplicação de novas tecnologias;
- e respeito a individualidade de cada aluno.
No curso de Fisioterapia, procura-se adequar o projeto pedagógico à necessidade de administrar e aplicar os conhecimentos técnico-científicos e sociais, para o desenvolvimento de atividades e atribuições necessárias à formação do fisioterapeuta.
Por meio do curso de Fisioterapia, oportuniza-se a formação de profissionais criativos e independentes que compreendam e traduzam as necessidades de seus clientes, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanísticas, em atendimento às demandas sociais.
Portanto, investe-se numa formação de qualidade baseada na instrumentalização técnica e acadêmica. Para isso, procura-se desenvolver a criatividade e a criticidade de acordo como os aspectos tecnológico, cultural e científico, uma vez que todos são componentes fundamentais e estão interligados nas diferentes etapas que caracterizam e constituem a graduação.
Nesse sentido, busca-se o equilíbrio entre as diferentes áreas de conhecimento, que compõem a formação do fisioterapeuta, envolvendo todas as disciplinas determinadas na matriz curricular.
O curso de Fisioterapia da FACESF propõe uma formação individualizada à medida que, cada aluno terá atribuições profissionais diferentes dependendo das disciplinas que escolherem para cursar nas Atividades Complementares e as disciplinas eletivas, bem como, atribuições profissionais oferecidas pela atuação no estágio supervisionado.
Os estágios não-obrigatórios terão dinâmica de realização regida pelas mesmas normas elaboradas e postas no projeto pedagógico. Neste sentido, foram e estão sendo viabilizadas pela coordenação do curso de Fisioterapia parcerias com Secretarias, instituições públicas e privadas, empresas, hospitais, instituições de longa permanência e creches, para realização dos estágios em suas modalidades.
Esta concepção do curso, permitindo complementar e diversificar os fatores que envolvem o ensino e a profissão do fisioterapeuta. Porém, para que isto aconteça é necessário inovar e promover a integração da teoria e da prática de ensino, da pesquisa e da extensão, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso e o Planejamento Desenvolvimento Institucional.
O curso
Tendo em vista os princípios propostos para o projeto de Fisioterapia da FACESF, busca-se uma aproximação com um modelo de currículo integrado. Esta busca deve-se à necessidade sentida de redução da fragmentação existente no currículo disciplinar, e no preparo do estudante para lidar com a complexidade das situações de saúde. O currículo proposto contribuirá para a motivação dos acadêmicos, resultando na participação ativa dos mesmos, tanto no processo ensino-aprendizagem, como nos espaços de atuação na instituição e na sociedade.
O currículo é organizado por unidades que se articulam em torno de eixos de intervenção na realidade de saúde, conceitos e fazeres que assegurem o desenvolvimento das competências esperadas para o profissional de fisioterapeuta. A organização didática e pedagógica se caracteriza por atividades interdisciplinares e estará pautada em estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A inter e transdisciplinaridade proposta neste projeto não rompe com as fronteiras disciplinares, pois não se deve abandonar, como mencionam Benevides e Passos (2000), o movimento criador de cada disciplina, mas sim de construir interseções, agenciar, interferir, criar alianças possíveis entre os campos disciplinares. Assim, a identidade das diferentes será mantida, buscando estabelecer uma intercomunicação e uma cooperação, provocando intercâmbios reais, enriquecimento e modificações mútuas (RAMOS, 2001). Portanto, cada unidade será constituída como um conjunto de componentes curriculares com conteúdos de práticas afins, para desenvolver no estudante a capacidade de enfrentar situações e acontecimentos próprios do campo profissional do fisioterapeuta com iniciativa, responsabilidade e capacidade para interagir com outros atores, mobilizando saberes, habilidades e valores para a ação.
Coordenação
A Profa MSc. Cláudia Bandeira Ribeiro, Fisioterapeuta (CREFITO no 17684-F). Possui 20 anos de experiência no magistério superior, lecionando em cursos de Fisioterapia e áreas afins desde 1997. Atuou como docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1997/1999). Tem experiência em Gestão Acadêmica como Coordenadora de Curso de Graduação em Fisioterapia desde 2002, onde coordenou e ministrou aulas no Curso na Faculdade Pernambucana – FAPE, em Recife – Pernambuco de janeiro de 2002 a dezembro de 2004, logo após, a partir de fevereiro de 2005, atuou na Coordenação do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Miguel até outubro de 2011. Também ministrou aulas no mesmo curso. Coordenou a Clínica-Escola de Saúde da Faculdade São Miguel no período de março de 2007 a outubro de 2011, atuando ainda como Coordenadora de Estágio Supervisionado no período de fevereiro de 2008 a outubro de 2011. Docente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau (fevereiro de 2006/dezembro de 2006). Foi coordenadora e ministrou aulas no curso de Fisioterapia da FACOL (agosto de 2013/ agosto de 2014). Coordenou os Núcleo de Saúde e o Curso de Fisioterapia da FAESC – Faculdade da Escada, também ministrando aulas nos cursos de saúde, de 2016 à 2018. Possui experiência profissional na área de atendimento ambulatorial na Clínica de Fisioterapia CLIFISIO (1993/1994), com crianças com alterações neuromotoras na Clínica de Neurologia Infantil e Reabilitação Ltda (1993/1995). Atendimento ambulatorial na Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (1994/atualmente). Fisioterapeuta da Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES no período de 2010/2013. Preceptora do Programa Educação para o Trabalho – PET/REDES de Atenção à Pessoa com Deficiência. Especializanda do curso Docência na Saúde pela UFRS. Fisioterapeuta motora plantonista da Secretaria de Saúde de Pernambuco no Hospital Agamenon Magalhães, desde 2016.
Corpo docente
NOME COMPLETO
|
FORMAÇÃO
|
TITULAÇÃO
|
CURRICULUM LATTES
|
Alex Benício da Silveira
|
Biólogo
|
Doutor
|
|
Ricardo Altino de Freitas Junior
|
Fisioterapeuta
|
Mestre
|
|
Cláudia Bandeira Ribeiro
(Coordenadora)
|
Fisioterapeuta
|
Mestre
|
|
Ednaldo Medeiros Aragão
|
Fisioterapeuta
|
Mestre
|
|
Elias de Souza Paschoal
|
Pedagogo
|
Mestre
|
|
Flávia Barbosa Aragão
|
Fisioterapeuta
|
Mestre
|
|
Gardênia da Conceição dos Santos
|
Enfermeira
|
Mestre
|
|
Ítalo Lustosa
|
Advogado
|
Mestre
|
|
José Paulino da Silva
|
Sociólogo
|
Doutor
|
|
Luís André Campos
|
Biólogo
|
Mestre
|
|
Marcelo Silva Nascimento
|
Fisioterapeuta
|
Especialista
|
|
Marcos André dos Santos
|
Fisioterapeuta
|
Mestre
|
|
Vilma Sobral Bezerra
|
Química
|
Doutor
|
|
Matriz Curricular
PERÍODO
|
DISCIPLINAS
|
C.H
|
1º
|
CICLO BIOLÓGICO 1
|
240
|
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
|
30
|
ÉTICA E BIOÉTICA
|
30
|
SAÚDE E PRIMEIROS SOCORROS
|
30
|
HISTORIA DA FISIOTERAPIA
|
30
|
ELETIVA
|
30
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
410
|
2º
|
CICLO BIOLÓGICO 2
|
240
|
PSICOLOGIA
|
30
|
SAÚDE COLETIVA E AMBIENTAL
|
30
|
METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
30
|
INFORMÁTICA EM SAÚDE
|
30
|
ELETIVA
|
30
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO
|
410
|
3º
|
CICLO BIOLÓGICO 3
|
240
|
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
|
30
|
FUNDAMENTOS DA PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL
|
30
|
ESTUDO DO MOVIMENTO HUMANO
|
60
|
ELETIVA
|
30
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
410
|
4º
|
CICLO BIOLÓGICO 4
|
240
|
FARMACOLOGIA
|
30
|
FISIOTERAPIA NA PROMOÇÃO À SAÚDE
|
30
|
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
|
30
|
CINESIOTERAPIA
|
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
410
|
5º
|
PATOLOGIA
|
60
|
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
|
30
|
ELETROTERMOFOTOTERAPIA
|
60
|
RECURSOS TERAPEUTICOS MANUAIS
|
60
|
METODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO
|
60
|
FISIOTERAPIA PREVENTIVA E ERGONOMIA
|
60
|
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
|
30
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
ELETIVA
|
30
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
415
|
6º
|
CICLO DE VIDA 1 (SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE)
|
240
|
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
|
30
|
GESTÃO EM SAÚDE
|
30
|
FISIOTERAPIA EM DERMATOFNCIONAL
|
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
ELETIVA
|
30
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
410
|
7º
|
CICLO DE VIDA 2 (SAÚDE DO ADULTO E TRABALHADOR)
|
240
|
BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA
|
30
|
FISIOTERAPIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
|
30
|
FISIOTERAPIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
|
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
ELETIVA
|
30
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
410
|
8º
|
CICLO DE VIDA 3 (SAÚDE DO IDOSO)
|
240
|
ATIVIDADE DE PESQUISA CIENTÍFICA TCC 1
|
60
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
ELETIVA
|
30
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
395
|
9º
|
ATIVIDADE DE PESQUISA TCC 2
|
60
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR 1
|
420
|
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
|
20
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
500
|
10º
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR 2
|
420
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
20
|
CARGA HORARIA DO PERÍODO |
440
|
|
CARGA HORÁRIA LIQUIDA
|
3.960
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
|
840
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
200
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
|
140
|
CARGA HORARIA TOTAL DO CURSO
|
4.160
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
DISCIPLINAS
|
CH.
|
TIPO
|
1
|
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
|
30 h/a
|
Eletiva
|
2
|
Treinamento Funcional
|
30 h/a
|
Eletiva
|
3
|
Terapias Complementares
|
30 h/a
|
Eletiva
|
4
|
Equoterapia
|
30 h/a
|
Eletiva
|
5
|
Cadeias Musculares
|
30 h/a
|
Eletiva
|
6
|
Auriculoacupuntura
|
30 h/a
|
Eletiva
|
7
|
Pilates
|
30 h/a
|
Eletiva
|
8
|
Watsu
|
30 h/a
|
Eletiva
|
9
|
Seminários Especiais
|
30 h/a
|
Eletiva
|
10
|
Fisioterapia em Queimados
|
30 h/a
|
Eletiva
|
11
|
Bandagens Funcionais
|
30 h/a
|
Eletiva
|
12
|
Fisioterapia em Oncologia
|
30 h/a
|
Eletiva
|
13
|
Português Instrumental
|
30 h/a
|
Eletiva
|
14
|
Inglês Instrumental
|
30 h/a
|
Eletiva
|
15
|
Drenagem Linfática Manual
|
30 h/a
|
Eletiva
|
16
|
Psicomotricidade
|
30 h/a
|
Eletiva
|
17
|
Disfunções Têmporo-Mandibulares
|
30 h/a
|
Eletiva
|
18
|
Órteses e Próteses
|
30 h/a
|
Eletiva
|
19
|
Raciocínio Lógico e Matemática para Saúde
|
30 h/a
|
Eletiva
|
20
|
Toxofarmacologia
|
30 h/a
|
Eletiva
|
21
|
Noções de Imunologia
|
30 h/a
|
Eletiva
|